quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Está assim tanto frio?

Eu saio para a rua "de corpinho bem feito", como dizia a minha avó, querendo com isto dizer que não vou tão agasalhada como outros que vejo! Hoje por exemplo, visto calças, camisola e um casaco curto de fazenda (trago num saco um cachecol, porque logo à noite pode estar vento, a camisola é decotada e eu não quero ficar doente da garganta) mas não tenho frio.
Quando olho à minha volta, vejo as pessoas (jovens incluídos. Eu, na minha juventude não tinha frio...!) de luvas, cachecóis, "kispos" com os fechos corridos até ao nariz... e penso "está assim tanto frio?... Se isto é assim com temperaturas que oscilam entre a mínima de 7º e a máxima de 15º, como é que vai ser quando vier o tempo dos -1º (às 8h da manhã) e as máximas de 3, 4 ou 5º ? Bem, cada um é como cada qual (costuma dizer-se).

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Extravagancia

O que são 200 milhões de euros? Para o comum dos mortais, é uma fortuna. Muito boa gente trabalhará a vida inteira e não ganhará uma ínfima parte dessa maquia.
No entanto, outros haverá, como o príncipe saudita Walid Ben Talal, para quem 200 milhões de euros são "trocos". Sua Majestade fez, no passado dia 12, durante a sua visita à Dubai Air Show, a encomenda de um Airbus A380 (nem mais, nem menos) que lhe irá custar um pouco mais de 200 milhões de euros (preço base do "aviãozito"), que é isso afinal?
Ao que pude apurar o Príncipe é já dono de invejável frota aérea, não fosse ele proprietário de um Boeing 747, um Boeing 767 e um Airbus 340. Parece que o Sr. viaja muito, o equivalente a dar dez vezes a volta ao mundo num ano; e obviamente não pode usar sempre os mesmo avião, até por questões de espaço (o Boeing 747, por ex. é muito grande para aterrar em alguns aeroportos). Com o novo "brinquedo" as dificuldades vão ser bem maiores. Problemas de Príncipe!
O novo avião particular de sua Majestade, vai ter interiores principescos, onde não vai faltar uma área para sua Majestade rezar, virado para Meca, claro está, que isto agora com as novas tecnologias não dá lugar a confusões! Histórias das Arábias!

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

E agora... bola p'rá frente

21 de Novembro de 2007 - 19h45 - 11 portugueses e 11 finlandeses a correr atrás de uma bola no Estádio do Dragão. Noventa e poucos minutos depois 0-0 e Portugal está apurado para o Europeu 2008. Eu acho que podíamos ter feito melhor, mas enfim... Uma coisa é certa, em 2008 não vamos ter que defrontar a Inglaterra, num interminável e stressante jogo decidido nas grandes penalidades! Ufa!

Bota abaixo

C.C. Cidade do Porto - 13 anos depois: O JN noticía hoje a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, que "não vê razões para que não seja cumprida a sentença judicial de 2003" dando um prazo de 42 meses para a sua demolição. "Para o juiz, só há dois caminhos para o restabelecimento da legalidade o licenciamento do equipamento comercial, se for possível; ou a demolição em três anos e meio. (...) Este processo arrasta-se desde 1995 e foi apresentado pelo arquitecto José Pulido Valente, representado pelo jurista Paulo Duarte, por considerar que o centro tinha sido executado ilegalmente. Os tribunais têm-lhe dado razão ao longo dos 12 anos. A licença municipal, emitida pela Câmara cinco meses antes da abertura do shopping, foi considerada nula por decisão judicial de 2000. Além de violar o regulamento do Plano Director Municipal (PDM) de 1993 (em vigor na altura), a execução do edifício desrespeitou o artigo 2º do decreto nº37575, de 8/10/1949, que estabelece as distâncias mínimas entre as construções e os terrenos de estabelecimentos escolares. Por isso, para legalizar o Bom Sucesso, não basta que esteja de acordo com o novo PDM."
Afinal para que servem PDM's, Decretos, limitações, legislações,... se as grande empresas de construção (neste caso a Soares da Costa), constroem à sua vontade, "lavando as mãos" a muitos Senhores que lhes vão facilitando a vida e garantindo que no final tudo será resolvido? O correcto não seria ter a licença na mão antes de começar a construir? Onde está a eficácia dos serviços municipais responsáveis pela burocracia que envolve estes projectos?

E este não é caso único, o caso do Campus São João, ainda vai dar que falar.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Notas do dia

1) Chuva - Eis que chegou, para felicidade de muitos e tristeza de muitos outros (eu por exemplo). O dia está cinzento, embora o sol dê uma espreitadela de vez em quando, para mostrar que afinal nasce todos os dias e para todos, ainda que, nós por cá, tenhamos que esperar que as nuvens se afastem um pouco, para pode vê-lo e senti-lo.

2) Choque - Fiquei chocada, quando durante a minha hora de almoço, vi nas noticias: "Jovem de 14 anos automutila-se, inspirado num site". Procurei a noticia na Internet e ao que parece não foi bem assim (mas quase); o jovem não se automutilou, dizem, confessou sim a "amigos" internautas que o poderia fazer! Fala-se incluisivé em "suicídio colectivo"..., ou seja os miúdos "juntam-se" num chat de um tal "Orkut"e combinam uma coisa destas, como se fosse um jogo de futebol ou uma ida ao cinema!!!

3) Pagando as contas - Comigo não acontece, mas aparentemente à muita gente, cujas contas (água, luz, gás, telefone, TV cabo...) vencem todas no mesmo dia. Quando me dirigi ao Multibanco, para levantar dinheiro, estavam as duas máquinas ATM daquela dependência bancária, ocupadas com utilizadoras, que pagavam as suas continhas, umas atrás das outras. Esperei, esperei... e as contas não acabavam... desisti.

4) Futebol - Hoje é o dia D para a nossa selecção. Já todos fizeram as contas e é muito importante saber que nem precisamos ganhar para ficarmos apurados para o Euro 2008, não podemos é perder, senão está o caldo entornado. Ora o melhor é não dizer nada ao pessoal da selecção, principalmente aos jogadores, caso contrário arriscámo-nos a vê-los entrar em campo de papo cheio, armados em carapaus de corrida e deitar tudo a perder.
Sejam Heróis e dêem-nos o prazer de sermos apurados com um jogo a sério e uma vitória.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A Árvore

Na terça-feira da semana passada fui à baixa e pude constatar que a maior árvore de natal da Europa estava pronta; tinha ficado concluída no dia anterior. No sábado, foi inaugurada a iluminação e ao que parece, foram muitos os que se deslocaram até à Avenida dos Aliados para poderem testemunhar o momento em que se acenderam as luzinhas da gigantesca árvore. Até houve fogo de artificio...! Aqui fica uma foto tirada na terça-feira. E que grande que ela é!
Quando estiver tudo mais calmo, vou lá à noite tirar uma foto da árvore iluminada. Até lá...

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O Outono chegou

O vento e o frio chegaram, e segundo a meteorologia, segunda-feira, chega a chuva (a "família" fica completa). O final do Verão prolongou-se até meio de Novembro; o Outono chega agora apressado para se instalar finalmente (já está atrasado), fazendo com que, de um dia para o outros, as temperaturas baixem consideravelmente. Ligam-se os aparelhos de ar condicionado e lá fora podemos observar as pessoas a fecharem os casacos e a puxarem as golas para cima. Óptimo para apanhar uma gripe.
Durante a noite, ouvi as folhas bailando na rua, ao sabor do vento; a antena do rádio (6 mts. alt.) assobiava, acompanhando os diferentes "instrumentos" que tocavam esta sinfonia. De quando em vez, na construção que estão a fazer lá na rua, caía uma tábua ou um ferro, também eles marcando o compasso da "obra musical". De manhã, os passeios estavam cobertos de folhas e as árvores já estão praticamente despidas. Hoje já vesti um casaco de fazenda! O Outono chegou!

terça-feira, 13 de novembro de 2007

"Dear Joe Berardo"... porque rir é o melhor remédio

"Dear Joe Berardo,
Tás’ porreiro, pá? Porreiro quer dizer nice em português. Understand? Espero que esta te encontre de boa saúde. Escrevo-te porque te vi no Prós e Contras e queria dar-te os parabéns. Sim, no Prós e Contras. O Pros and Againsts. Estavas lá com o Fernando, o João, o outro tipo que não me lembro o nome e a Fátima Fields Ferreira. Congratulations porquê? Ó homem, isso nem se pergunta. Aquele programa costuma ser uma chatice. As discussões são demasiado sérias e os convidados very institucionais. Defeitos de serviço público e de debates que de facto cumprem a sua função social. Anyway... Tu estiveste em big. Por mim eras convidado para todas as mesas redondas. Sempre a coisa se tornava menos enfadonha. Gosto da forma como falas da ‘Ci Vi Eme’ e do ‘Bi Pi I’. E da maneira atabalhoada como deste cabo do Fernando, aquele com um apelido esquisito. Estou convencido de que ele não percebeu metade. E o Jardim, não o líder da tua terra, mas sim aquele que paga as dívidas do filho, também deve ter ficado com as orelhas on fire. Aqueles tipos são como o Rui Costa. Já lhes falta pulmão.
Eu nem gosto de ver o Prós e Contras, mas desta vez foi uma confusão do caraças, que é o que a malta gosta. Caraças? Caraças em inglês já é mais difícil... Anyway... Queria também dizer-te que este país é feito de gente burra. Os programadores das estações de televisão já te deviam ter contratado. Já estou a imaginar: ‘As Escolhas de Joe Berardo’, ‘Levanta-te e Ri com Joe Berardo’, ‘Toca a Ganhar com Joe Berardo’... São tacanhos é o que é. Vistas curtas. Short views. E pronto, era só para te enviar esta bacalhauzada. És um fixe (fixe quer dizer nice, não te estou a chamar peixe).
O Fernando não quis mesmo as garrafas? Manda aqui para este teu friend do SOL. Um abraço (hug)!"
Publicação: Sábado, 03/11/2007, por JoseFialhoGouveia no blog Sol e Pimenta (Fonte: SOL)

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Justiça

"O caso da destruição de parte da muralha romana da Fonte do Milho, monumento nacional localizado na Régua, vai ser julgado em tribunal depois do ex-Instituto Português do Património ter recorrido do arquivamento do processo pelo Ministério Público" - Sol, 9/11/2007.

Segundo reza a noticia, em Abril de 2005 o proprietário de um terreno contíguo à dita muralha, destruiu 70 mts da mesma, "numa movimentação de terras para a plantação de uma vinha."

O Presidente da Junta de Freguesia de Canelas, prontamente chamou a atenção do IPPAR para tal crime, que incluiu o "desaparecimento de um dos lagares mais antigos da península ibérica".

Também prontamente o IPPAR (agora IGESPAR) apresentou no Ministério Público, uma queixa-crime contra o responsável pela destruição.

Acontece que o Ministério Público decidiu arquivar o processo, por falta de provas suficientes! O IGESPAR recorreu da decisão e então, SÓ ENTÃO, mandaram pessoal para o terreno e verificaram "depois de algumas inspecções ao local,(...) que houve, de facto, destruição de parte da muralha."

Eu julgava que antes do Ministério Público decidir sobre o arquivamento ou não de qualquer caso, ouvia as partes, recolhia e examinava exaustivamente todas as provas e SÓ no final desse processo tomaria uma decisão! Afinal, parece que primeiro mandam arquivar, se reclamarmos eles investigam, se não reclamarmos, fica por isso mesmo. Pagamos os salários desses senhores, temos o direito de exigir um trabalho exímio.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Desinformação

Dizia com toda a razão António Manuel Pina, na sua coluna diária no JN do dia 05 intitulada "Poderia ser Jornalismo", que " Uma das características de algum jornalismo que hoje por aí se faz é que nada acontece, tudo «poderia ter acontecido» ou « poderá acontecer» (...) Por outro lado, as raras vezes que, em tal jornalismo, algo acontece, acontece «alegadamente»: a mulher foi alegadamente atropelada, o sinal verde estava alegadamente aceso, (...). E tudo segundo fontes «próximas» de qualquer coisa, pois os jornalistas, hoje, não afirmam nem confirmam, repetem."
Espelho desta não confirmação, é a noticia que saiu no JN de domingo com o titulo "centro da cidade volta a ter cinema", em que se publicitava o regresso de salas de cinema à baixa do porto, a propósito da inauguração (hoje) do novo espaço comercial - Porto Gran-Plaza.
No JN da passada terça-feira, podia ler-se "Novo centro comercial sem cinemas", afinal o espaço que no inicio do projecto estaria pensado para as ditas salas de cinema, foi ocupado pelo Health Club da Virgin. Então não sabiam contactar os responsáveis a saber, afinal, que espaços contempla este novo centro comercial? E se pensarmos que o JN estava a fazer um suplemento (que saiu hoje) só sobre o Porto Gran-Plaza, então, tinha mais do que a obrigação em passar informações correctas aos seu leitores.
Ora já não chegava os incontáveis erros ortográficos que grassam na nossa imprensa, agora também não é necessário informarem-se antes de publicarem uma noticia? Senhores Jornalistas, façam um favor ao vosso país (que está tão mal em termos ortográficos) e comprem um processador de texto, para deixarem de publicar textos com erros e já agora informem-se bem antes de noticiarem o que quer que seja. O país agradece!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Novembro

Vestem-se as montras com as cores e os enfeites de natal. Nas ruas, sente-se o cheiro das castanhas assadas. Os passeios enchem-se de folhas, que as árvores vão despindo lentamente. As listas de sobremesas dos restaurantes já começam a contemplar as deliciosas Rabanadas. As pessoas olham as montras, compram enfeites, começam a pensar nos presentes!