Salvaguardando as devidas excepções, o atendimento nos restaurantes portugueses, é mau.
Sempre que vamos a este restaurante, não sei porque razão, teimamos em ir sempre para a mesma sala (a que mais gostamos), onde obviamente somos atendidos sempre pelo mesmo carrancudo e "mudo" empregado de mesa.
O pedido para o jantar é feito num monólogo. O patê que veio para a mesa tinha um mosquito e eu reclamei; sem dizer palavra, o Senhor trouxe novo patê e levou o o patê "mosquitado" para trás. No entanto, durante a refeição ouvimos risos e conversa animada... olhamos para o lado e vimos um casal que acabava de entrar na sala de jantar e que divertidamente dialogava com o dito empregado que ria a bom rir sobre uma qualquer piada que nós não conseguimos ouvir. Troquei um olhar com o meu marido e disse: "Afinal o senhor «fala» e sabe rir". O "defeito" seria nosso? Acabamos de jantar, o Senhor trouxe a carta das sobremesas; novamente em monólogo fiz o meu pedido. A experiência havia-nos ensinado que não valia a pena aguardar que o Senhor perguntasse se queríamos tomar café; assim, quando ele se aproximou já nós dizíamos: "é um café e um descafeinado".
Todos sabemos que não é preciso falar para pedir a conta, basta levantar o dedo e escrevinhar qualquer coisa no ar, para que a dita venha ter à mesa. Pagámos em silêncio. Tristes, saímos do restaurante e o empregado continuava animadamente dialogando com o outro casal que naquele momento também pagava a conta.
Afinal o empregado não é assim "tão mudo" e sabe rir.
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