segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal

Mais um natal, mais um final de ano.
É inevitável fazer um balanço daquilo que vivemos durante os 12 meses que preencheram o ano de 2008. As dificuldades, os momentos de felicidade, as mudanças ou projectos desejados no inicio do ano, que cumprimos ou deixamos passar em branco para os desejar de novo no inicio de 2009.
Sempre desejo o melhor para mim, para os que me são próximos e para todos os outros em geral.

A todos aqueles que por aqui passam, um Feliz Natal e um 2009 cheio de sonhos e realizações.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

BOLT

Ontem fui ao cinema.
O filme escolhido: "Bolt".
Recomendo!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

"O culpado do costume"

Eu não o diria melhor!

"Os advogados Coito e Tranquada, deputados da respeitável associação política que dá pelo nome de PSD Madeira, vieram esclarecer clientes, amigos & povo em geral que não têm, nem nunca tiveram, nada a ver com o BPN. Se percebi bem, houve só qualquer coisa relacionada com umas instalações. Por mim, estou esclarecido e continuarei a depositar total confiança em Coito e Tranquada.
O presidente da República também já informou o país de que não tem nada a ver com o BPN. Dias Loureiro, como se sabe depois ter ido à RTP e de o ter jurado "solenemente" em Belém, é quem menos tem a ver com o BPN. O próprio Oliveira e Costa, apesar de preso, já terá garantido ao Ministério Público (estou a violar o segredo de justiça mas é por uma boa causa) que nem sequer sabe o que é o BPN e que a primeira vez que ouviu falar de tal coisa foi quando a Polícia lhe bateu à porta. Verifico, inquieto, que sou o único português que tem alguma coisa a ver com o BPN. De facto, há um balcão do BPN a 20 metros de minha casa e já lá fui ao Multibanco, pelo que começo a temer que seja eu quem vai pagar as favas do escândalo."

Manuel António Pina - Por Outras Palavras - JN 28/11/2008

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia Mundial da Diabetes

Chamam-lhe a Epidemia do Século XXI.
É assustador quando lemos que, «de acordo com dados recentes da International Diabetes Federation, cerca de 70.000 crianças por ano desenvolvem diabetes tipo 1. Sendo que, em todo o mundo, cerca de 440.000 crianças com idade inferior a 14 anos têm diabetes tipo 1».
Factores de Risco: alimentação rica em gorduras e açucarados, excesso de peso e sedentarismo.
"A diabetes é hoje das primeiras causas de mortalidade, sendo a primeira causa de cegueira, de diálise, de amputações não traumáticas e de lesões neurológicas no terreno do sistema nervoso periférico e autónomo, com graves repercussões ao nível dos órgãos e sistemas. É também uma das primeiras causas de doença cardiovascular e mesmo a primeira de enfarto miocárdio em idades jovens. A instituição de saudáveis estilos de vida pode reduzir a metade o aparecimento de novos casos de diabetes tipo 2. Uma alimentação correcta., fraccionada, rica em fibras e pobre em gorduras e açucarados, bem como a prática de exercicio fisico regular e adaptados às condições fisicas de cada pessoa, aos equipamentos disponiveis e à disponibilidade de tempo, contribuem largamente para reduzir a prevalência desta doença crónica. A manutenção de um peso equilibrado para a sua altura e constituição dará outra valiosa contribuição." (Luis Gardete Correia, Pres. da Ass. Protectora dos Diabéticos de Portugal)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

No minimo... RIDICULO

Na 1ª página da edição de hoje do Global Noticias, podia ler-se em letras bold e vermelhas o seguinte titulo "Ronaldo quer ganhar 800 mil euros por mês". Também na 1ª página vinha uma grande foto do Principe Carlos, que amanhã completa 60 anos, mas o que me chamou a atenção foram aquelas letrinhas gordas e vermelhas.
800 MIL EUROS POR MÊS! O agente do jogador, pretende apresentar junto do Manchester United, um "acordo adequado ao seu estatuto e desempenho em campo".
Senti-me ferver; se fosse uma personagem de banda desenhada, naquele momento teria ficado com os cabelos em pé, fumo sairia pelo meu nariz, boca e ouvidos; o meu rosto ficaria vermelho (como aquelas letras) de raiva, levantaria os braços e gritaria em plenos pulmões MAS O QUE É ISTO, BRINCAMOS! 800 MIL EUROS MÊS, POR DAR UNS CHUTOS NA BOLA!
Agora falando a sério, ainda que não gostando particularmente da modalidade, não posso deixar de lhe reconhecer talento, mérito, trabalho e tudo o mais,... Mas o "mundo" do futebol não pode deixar-se ridiculamente levar nesta onda de que "eu sou muito bom e por isso paguem. E se não pagarem, há quem pague".
Pois eu, se fosse presidente do Manchester ou de qualquer outro clube grande, com interesse no jogador em causa, NÃO PAGAVA e ponto final.
A ver se estas chantagens monetárias não paravam. Isto precisa de endireitar!
Numa altura em que o mundo está de cabeça para baixo, em que todos sobrevivemos (salvo algumas excepções, como as "estrelas" do futebol), esta noticia é, no minimo, ridicula!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

São Martinho

"Martinho era filho de um soldado do exército romano e, como mandava a tradição, filho de militar segue a vida militar, como filho de mercador é mercador e filho de pescador devia ser pescador. Martinho estudou em Pavia, para onde a família foi viver, e entrou para o exército com 15 anos, tendo chegado a cavaleiro da guarda imperial. Tinha a religião dos seus antepassados, deuses que faziam parte da mitologia dos romanos, deuses venerados no Império Romano, que, como é óbvio, variavam um pouco de região para região, dada a imensidão do Império. As Gálias teriam os seus deuses próprios, como os tinham a Germânia ou a Hispânia. O jovem Martinho não estava insensível á religião pregada, três séculos antes, por um homem bom de Nazaré. Um dia aconteceu um facto que o marcou para toda a vida. Numa noite fria e chuvosa de Inverno, às portas de Amiens (França), Martinho, ia a cavalo, provavelmente, no ano de 338, quando viu um pobre com ar miserável e quase nu, que lhe pediu esmola e Martinho, que não levava consigo qualquer moeda, num gesto de solidariedade, cortou ao meio a sua capa (clâmide) que entregou ao mendigo para se agasalhar. Os seus companheiros de armas riram-se dele, porque ficara com a capa rasgada. Segundo a lenda, de imediato, a chuva parou e os raios de sol irromperam por entre as nuvens. Sinal do céu. Seria milagre?" (www.leme.pt)

Hoje, é dia de comer castanhas e provar o vinho novo.
Bom São Martinho.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

YES THEY CAN

History was made, Barack Obama is the new President of the USA.
America, the land of opportunities, where everything is possible. Congratulations to all americans.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Um espectáculo de CHOCOLATE

Foi ontem na Casa de Música, Maria João e Mário Laginha, juntos novamente, numa cumplicidade apaixonante.
O novo trabalho, Chocolate, é um regresso às origens, muito jazzy e muito ao jeito do primeiro trabalho que já fez 25 anos. O discurso da VOZ foi simples, apaixonante e emocionado.
Chocolate, foi uma delicia de espectáculo, mesmo para quem não pode comer.

Jornais de Vidro ?

Saí do metro e quando passava no átrio da estação, vi um senhor a colocar uma pilha de jornais no dispensador próprio para a distribuição de jornais gratuitos.
Enquanto caminhava, pude observar que um dos jornais, tomando-se de vontante própria, deslizou e caiu ao chão. O senhor, apanhou o jornal e colocou-o no mini ecoponto que tem mesmo ao lado dos jornais. Como nessa altura estava a passar mesmo em frente, pude ver que o senhor colocou o jornal no compartimento destinado ao vidro; fiquei pasmada ... ou o senhor era analfabeto, daltónico e cego ou o jornal era de vidro; e se assim é o homem tinha concerteza umas mãos fortes, pois amachucou o jornal como se fosse papel.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Outono

Eram 9h10 quando saí de casa em direcção à estação do metro, que me iria levar para o emprego. O vento fez-se sentir forte e frio, o que fez com que os meus olhos chorassem, independentemente da minha vontade.

Quando cheguei ao destinho, saí da estação do metro e ao atravessar a rua senti no ar o cheiro quente da pastelaria que fica do outro lado da rua; o dia está frio, o chão cobre-se com as folhas caidas das árvores que habitam o jardim e por alguns segundos soube-me bem o ar frio, o cheiro quente e o buliço da cidade.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação

Comer bem, de forma saudável e equilibrada é muito importante para um bem-estar geral. A roda dos alimentos orienta-nos, dando-nos informação sobre as porções de cada um dos grupos alimentares, que devemos ingerir por dia. Ainda assim, cedemos demasiadas vezes aos impulsos de comer com frequência o que deveríamos comer só de vez em quando.
Os Hamburgers, batatas fritas, pizzas, etc... são alimentos de eleição dos jovens; acompanhados por bebidas doces como a Coca-Cola, Fanta, etc... O problema da obesidade é actual e cada vez mais presente na sociedade, comportando graves ricos para a saúde; ainda que muitas vezes se pense que é apenas uma questão estética.
"De acordo com um estudo realizado recentemente, até 6% dos casos de cancro, registados na Europa, são atribuíveis ao excesso de peso" (in Saúde e Bem-Estar - Especial Obesidade).
No final, só podemos concluir que está nas nossas mãos, prevenir todos os males que advém de uma alimentação errada.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O Regresso

As férias chegaram ao fim... e o regresso ao trabalho era inevitável. Tenho no meu monitor uma foto das minhas férias e ainda não deixei que a lufa lufa do dia-a-dia corrompesse a paz de espirito que consegui durante o merecido descanso, mas tenho consciência, que mais dia menos dia, possivelmente, vou por as mãos à cabeça com vontade de esmurrar alguém ou atirar o computador pela janela fora... mas quanto mais tempo eu permanecer "zen" melhor e quem sabe, talvez nem precisse de levar as mãos à cabeça antes das próximas férias... Equilibrio é a chave!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Enfim ... FÉRIAS


Finalmente o merecido descanso.
Parto de férias, em busca de sol, calor, sossego ... paz de espírito.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sonho


Daqui, posso ouvir o “canto” das gaivotas, andam longe do mar. Transporto-me para um areal dourado, macio e quente onde descanso o olhar nas cálidas águas do mar e me deixo embalar pelo seu constante bater na areia. Por momentos o mundo à minha volta deixa de existir. Existe apenas o “meu” mundo, onde se pode viver sem medos, onde não existem querelas, violência, fobias, ódios, … onde existe TEMPO e onde o tempo passa devagar.
Desperto do meu sonho e estou de volta a esta vida corrida, stressada,… e fico desinteressada em fazer o meu trabalho. Apetece-me ir para casa dormir, sonhar com o “meu” mundo, descansar no areal macio e quente, relaxar ao som das águas salgadas…
Quero ficar neste sonho e não me deixam!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Tell Me Why by Declan Galbraith

WHY don't we give a helping hand?

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Adeus...

07 de Junho – Chegou o Europeu, Portugal joga com a Turquia e vence (2-0). Os portugueses, cá dentro e lá fora festejam. Venha o próximo.

11 de Junho – 2º Jogo da selecção de todos nós contra a Republica Checa; vencemos por 3-1. A Suíça perdeu com a Turquia (2-1) e Portugal garante o apuramento para os quartos de final da competição e já não tem a pressão de ter que ganhar à Suíça.

15 de Junho – 3º e último jogo do grupo, Portugal defronta a Suíça num jogo que já não tem muita importância, apenas vale pontos. Fazendo descansar os titulares, Scolari constrói uma equipa com as 2ªs opções. Perdemos (2-0) com uma suíça que já tinha as malas feitas.

19 de Junho – Nos quartos de final, calhou-nos a Alemanha, selecção de má memória, pois tirou-nos o 3º lugar no Mundial de 2006. Ainda assim, vamos todos entusiasmados… os Alemães gelaram o nosso entusiasmo em 4 minutos, ao marcarem 2 golos nos 1ºs 30 minutos. Fim do jogo e da competição, Portugal perde por 3-2 e faz as malas para regressar a casa.

Vem aí um novo seleccionador e o Mundial de 2010 está à porta. Precisamos de ideias novas, pode ser que…

terça-feira, 3 de junho de 2008

Clube Portugal

O mundo está necessitado de Herois e Contos de Fadas e à falta destes, sempre temos a Selecção Nacional de Futebol ou melhor dizendo, a Selecção Nacional Clube Portugal e agora até podemos ser sócios!
Viseu práticamente parou para bajular os "herois" da bola; nos fins de semana foram muitas as pessoas que se deslocaram de vários pontos do país, mesmo debaixo de chuva, para dar um adeus ao "Jet Set" do desporto. Eu se pudesse e a gasolina não estivesse tão cara, também lá teria estado, mentira, mas fica bem dizer isto. Chegou o dia da partida para a Suiça; transfere-se a confusão para o Aeroporto de Lisboa. O pessoal aguarda enquanto os mocinhos vão receber do Presidente da República, uma mensagem de alento e motivação.
Já na Suiça, foi a confusão geral, a comunidade emigrante deslocou-se em peso ao aeroporto para receber a comitiva lusa... até parecia que já tinham ganho...
A ver se desta não se veem gregos e chegam à vitória final. A esperança é a última que morre.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

DePuraLina

Por causa desta história da "Depuralina", todos os produtos comercializados para o controle ou perda de peso deixaram de funcionar.

Extraordinário, como de um momento para o outro chovem estudos, que comprovam que todos os produtos para ajudar a perder peso não fazem qualquer efeito.


Coitadas das pessoas que perderam peso com a ajuda de produtos como esses, que ajudam a perder peso, vão voltar a engordar de um momento para o outro, porque de repente os produtos deixaram de fazer efeito, portanto os quilitos que se foram, vão concerteza voltar. Aguardem!


quarta-feira, 19 de março de 2008

Adele - Chasing Pavements

Life is Hard

I don’t know, sometimes life is hard… Sometimes I wonder where are we going to… sometimes I wonder if it’s worth it … Never the less, we keep on going, we keep battling for a better world, a better life, though its getting more and more difficult to succeed.
We look around us and what do we see? Everyone’s mind if flooded with what I call “more, better and sooner”. Every single person is working to hard to make Money, everything is about Money… The more money you make, the better and the sooner you earn it, well….
When you walk into a store and you see something you would like to buy and it’s expensive, you think “if I only had the Money…” and you work 16 hours a day to earn that Money to buy that thing; and meanwhile you forget your family, your friends, your life… you turn into a salve, a workaholic, a zombie… whatever!
I miss the time when we could sit in a coffee shop and talk, without looking at the watch, controlling the time with millions of things running through our minds, always thinking there’s somewhere else we should be…
I don’t know, sometimes life is hard… or maybe it is hard all the time.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

mini em tudo

Todos os dias tenho "uma hora de almoço" que não é uma hora é hora e meia. Hoje como em todos os outros dias e como almoço sózinha (a maior parte das vezes) não gastei o tempo todo a comer. Sai do restaurante 30 min. depois de ter entrado, fui aos CTT, onde se perde um bom bocado de tempo, levantar uma carta registada da empresa e antes de regressar ao trabalho, resolvi passar no Minipreço (passo a publicidade, que eles não merecem), que fica em frente ao escritório, para comprar umas coisitas. Quando cheguei à caixa, a "menina" passou todas as minhas compras pelo leitor do código de barras e disse: "são 5,40 €". Até aqui, tudo bem. Tiro o cartão MB da carteira e entrego-lho. Ela ainda chegou a pegar no cartão, mas logo me olhou com uma cara (que eu depois identifiquei como sendo de "não sabe ler?") e disse: "o MB não está a funcionar! Tá ali um aviso que diz "MB fora de serviço"" e apontou para um cartaz pendurado no tecto. Digo eu: "bem, não sei se tenho dinheiro que chegue." Contei as moedas e não dava mais que 4,25 €. Ora bolas. Obviamente a "menina" tinha o olhar fixo em mim e eu disse: "lamento, mas não chega. Além de que não me apercebi do aviso. As pessoas não andam a olhar para cima, devia estar num sitio mais visivel", ao que ela me responde num tom de voz muito pouco simpático: "pois, se pomos em cima as pessoas não olham pra cima, se pomos em baixo, as pessoas também não olham pra baixo!" Tranquilamente digo: "então e agora?" ao que ela prontamente responde: "agora, deixa ficar as compras!" e de imediato começou a fazer de novo a leitura dos códios de barras, para fazer o crédito do talão da venda. Conclusão - Mini até no atendimento.
Saí de mãos a abanar e com a decisão de que não volto lá mais. Prefiro andar um bocado e ir ao Pingo Doce, têm maior escolha de produtos e um atendimento Doce.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

CARPE DIEM

Porque precisamos de dias especificos, para celebrar aquilo que devia ser celebrado todos os dias?
No Natal, sempre se diz que devia ser todos os dias ou quando um Homem quiser (vejo muito poucos Homens a querer que seja Natal nos outros dias que não o de Natal especificamente); na Passagem de Ano, fazem-se votos, assumem-se compromissos, projecta-se o futuro próximo, mas uma ou duas semanas depois guarda-se tudo na "gaveta", que é para no fim do ano termos, outra vez alguma coisa para desejar (ou acaba-se-nos o stock). Depois vêm os dias de S. Valentim, da Mãe, do Pai, dos Avós, do Coração (o Coração também tem um Mês [Maio]) e eu a julgar que o Coração devia ser daquelas coisas que convinha ter todos os dias, porque segundo ouvi dizer a "máquina" que é o ser humano não funciona sem o seu "motor" - o Coração.
Bom, dia após dia deviamos ter sempre presente aqueles que nos amam e a quem amamos, deviamos cuidar do corpo, porque a saúde e o bem estar é vital para que possamos usufruir tudo o que a vida nos dá. Deviamos aproveitar ao máximo cada dia. CARPE DIEM

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

CHICO BUARQUE - VAI PASSAR

Porque é carnaval e porque é sempre bom ouvir Chico Buarque

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Oportunidade

A vida é feita de oportunidades, aproveitadas ou não. Olho para trás e penso que, mesmo sem me dar conta, devo ter deixado passar umas quantas oportunidades.
Neste momento estou a abraçar um novo projecto, uma nova oportunidade; afinal de contas - ano novo, vida nova. Tenho medo, mas não estou sózinha.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Envelhecendo

Envelhecer faz parte da vida. Cada dia que passa devia ser encarado como uma mais valia na nossa caminhada; crescemos, aprendemos, tornamo-nos mais fortes, rimos, choramos, amamos, … enfim vivemos. No entanto assusta-nos vermo-nos no futuro a olhar para o passado. Assusta-nos o envelhecimento do corpo quando devíamos dar importância à qualidade com que envelhecemos. Assusta-nos o potencial risco de ficarmos desempregados e não conseguirmos arranjar trabalho com facilidade, porque o mercado de trabalho vai absorvendo os jovens inexperientes a quem pode pagar salários mais baixos em detrimento da capacidade e experiencia adquiridos ao longo de anos de trabalho que permite maior desenvoltura. Como é possível aos 40, 45 ou 50 anos, ser-se considerado velho no mercado de trabalho? Quando ainda por cima a idade da reforma é só aos 65?
Assusta-nos a forte probabilidade de ficarmos doentes, impossibilitados de fazermos os rituais mais básicos do dia-a-dia, de perdermos o sentido das coisas, o raciocínio limpo. Assusta-nos ainda a possibilidade de quando chegar a nossa vez de nos reformarmos, após anos de trabalho árduo, o estado não tenha dinheiro para nos pagar, porque a nossa população está a envelhecer. E acima de tudo, assusta-nos a, inegável solidão que quase sempre anda de mão dada com a velhice.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

E assim começa o novo ano...

O dia amanheceu triste. Olho pela janela, a chuva cai, o céu está cinzento e o frio diz que é o tempo dele e por isso, não se vai embora.
Sinto uma enorme vontade de voltar para a cama e ficar no quentinho, dormir mais um pouco e depois levantar-me com a preguiça própria de quem tem tempo para preguiçar. Aos meus pés, uma gata preta, de nome Mimi, olha para mim com seus olhos dourados, também ela parece querer voltar a dormir. Infelizmente não posso dar-me a esse luxo, espera-me um dia intenso de trabalho e não me posso atrasar.
Apronto-me, convido a Mimi, a sair para a sua rotina diária e desço as escadas, para a rua. Por momentos tinha esquecido que era inverno, ao abrir a porta fui cumprimentada pelo frio e chuva, que já me haviam saudado através da janela, tinha que ser, o “transporte molecular” ainda não foi inventado (como nas séries de ficção cientifica, em que um personagem se “desfaz” em minúsculos pontinhos, que se voltam a juntar, já no destino), por isso, à que meter pés a caminho. Fechei a gabardine, bati a porta, abri o guarda-chuva e lá fui eu. Sê bem vindo 2008.