terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Envelhecendo

Envelhecer faz parte da vida. Cada dia que passa devia ser encarado como uma mais valia na nossa caminhada; crescemos, aprendemos, tornamo-nos mais fortes, rimos, choramos, amamos, … enfim vivemos. No entanto assusta-nos vermo-nos no futuro a olhar para o passado. Assusta-nos o envelhecimento do corpo quando devíamos dar importância à qualidade com que envelhecemos. Assusta-nos o potencial risco de ficarmos desempregados e não conseguirmos arranjar trabalho com facilidade, porque o mercado de trabalho vai absorvendo os jovens inexperientes a quem pode pagar salários mais baixos em detrimento da capacidade e experiencia adquiridos ao longo de anos de trabalho que permite maior desenvoltura. Como é possível aos 40, 45 ou 50 anos, ser-se considerado velho no mercado de trabalho? Quando ainda por cima a idade da reforma é só aos 65?
Assusta-nos a forte probabilidade de ficarmos doentes, impossibilitados de fazermos os rituais mais básicos do dia-a-dia, de perdermos o sentido das coisas, o raciocínio limpo. Assusta-nos ainda a possibilidade de quando chegar a nossa vez de nos reformarmos, após anos de trabalho árduo, o estado não tenha dinheiro para nos pagar, porque a nossa população está a envelhecer. E acima de tudo, assusta-nos a, inegável solidão que quase sempre anda de mão dada com a velhice.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.